top of page
Foto do escritorCláudia Lemes

Quem é a Nancy Drew, a quem todos os filmes e seriados sempre fazem referência?

Riverdale e Stranger Things? Ok, mas se você prestar atenção, são muitos os filmes e séries que mencionam a detetive Nancy Drew, principalmente como apelido de outras personagens.


Uma boa parte do que consumimos, em termos de filmes, séries, livros e cultura vem dos EUA. Parte desse conteúdo é universal, já que lida com questões existenciais humanas com as quais quase todos podem se identificar, mas é inevitável que boa parte das piadas ou referências criem aqueles segundos de vácuo de compreensão, principalmente quando o tradutor do conteúdo não conseguiu achar uma alternativa ou um elemento equivalente na nossa cultura. Em casa, eu sou a chata que vive pausando tudo para explicar para o marido uma piada ou trocadilho que não fez sentido na tradução, já que cresci numa comunidade americana no Cairo, e estive inserida na cultura estadunidense por seis anos. Uma das referências mais comuns que eu vejo é à detetive Nancy Drew.


Quando eu era adolescente, já era fanática por livros, e o começo dos anos 90 eram repletos de séries literárias como The Babysitters’ Club (agora uma série na Netflix), Sweet Valley Twins e Sweet Valley High (minha preferida), e as histórias de detetive da jovem Nancy Drew, série para meninas, criada devido ao sucesso de uma série anterior para meninos, The Hardy Boys. As duas últimas séries são similares a nossa Coleção Vagalume. Então, é inevitável que eu abra um sorriso quando vejo a referência, tão frequente, a esta personagem que influenciou gerações de mulheres poderosas, como Sandra Day O’Connor e Hillary Clinton.


Origem


No finalzinho dos anos 20, a série literária infanto-juvenil The Hardy Boys foi criada por Edward Stratemeyer, e tinha como personagens principais dois irmãos, Frank e Joe Hardy, filhos do detetive Fenton Hardy. Os irmãos eram adolescentes que solucionavam crimes diferentes a cada livro. A série foi um grande sucesso. Ao longo dos anos foi mudando de cara e se modernizando, mas existe até hoje e vendem mais de um milhão de exemplares por ano. The Hardy Boys já foi traduzido para mais de 25 idiomas e apareceu em cinco séries de TV e alguns games. É importante entender o sucesso dos Hardy Boys (estão vendendo histórias há quase 100 anos!) para entender o sucesso da Nancy Drew, e seu nascimento.


Por mais que fosse o tipo de homem que acredita que o lugar das mulheres é na cozinha, o criador dos Hardy Boys viu a oportunidade de criar uma série literária semelhante para meninas. Ele sugeriu aos editores alguns nomes e eles votaram em Nancy Drew. Uma ghostwriter, a Mildred Wirt, assinando com o pseudônimo Carolyn Keene, criou uma personagem adolescente com todos os atributos que uma heroína tinha na época (lembre-se, eram os anos 30). Nancy Drew é uma detetive amadora de 16 anos que é corajosa, habilidosa, inteligente, segura sem ser arrogante, gentil e agradável. Embora seja tão jovem, ela viaja pelo mundo e pelos Estados Unidos para resolver mistérios, e tem um conjunto de habilidades surpreendentes; ela jogava xadrez, conhecia psicologia básica, jogava baralho, tênis e golfe, sabia costurar e cozinhar bem, andava a cavalo com uma Amazona, sabia primeiros socorros, nadava bem, manjava de canoagem, era boa de pontaria, dançava, falava francês e manjava de barcos.


Uma personagem que consegue ser símbolo feminista e agradar conservadores ao mesmo tempo




Mulheres de diversas gerações já expressaram que Nancy Drew foi uma inspiração para elas, e críticas literárias feministas ao longo do tempo têm citado a importância da personagem, que quebrou estereótipos de gênero na época em que foi lançada e alcançou um sucesso estrondoso. Como os Hardy Boys, a série Nancy Drew tem literalmente centenas de volumes, foi escrita por diversas ghostwriters e sofreu mudanças ao longo das décadas para se modernizar. A personagem apareceu em 6 filmes, 3 series de TV, 4 pilotos para séries, 40 videogames e duas séries de HQ. Foi traduzida para mais de 40 idiomas. O aspecto mais curioso sobre Nancy Drew é que ela é admirada por feministas que reconhecem nela um símbolo de independência, coragem e altruísmo, e também sempre foi reverenciada por conservadores pelos seus valores e comportamento. Em outras palavras, a detetive amadora Nancy Drew é universal.

5.711 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Cristiane Hasting Juhas
Cristiane Hasting Juhas
2023年6月30日

Adoro a Nancy

いいね!

null vote
null vote
2022年7月13日

Cláudia, poderia publicar Nancy Drew aqui pros BRs

いいね!

null vote
null vote
2022年7月13日

Quero uma ruiva dessas só para mim

いいね!
bottom of page