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Como fazer o marketing do seu livro?

Foto do escritor: Cláudia LemesCláudia Lemes

Você já saber que tem que fazer, não importa se já tem 20 livros publicados ou 2. Não importa se todo mundo te conhece ou ninguém nunca ouviu falar de você. E definitivamente não importa se você vai publicar por conta própria ou por uma grande editora.


A divulgação é obrigatória para todos.


Então como fazê-la em pouco tempo, de maneira realmente eficaz?


Este post tem MUITO conteúdo, então foi dividido em 2 partes.


Parte 1: comece pequeno


Se você não tem 10 horas semanais para dedicar ao marketing do seu livro, comece pequeno. É melhor fazer um trabalho consistente em uma rede sociail do que um trabalho confuso, sem foco e esporádico em 3 redes sociais.


Vamos resumir os passos e explicar todos logo a seguir.


  1. Escolha 1 rede

    principalmente Tik Tok ou Instagram

  2. Tenha 1 site

    crie um gratuito no Canva, Wix ou Wordpress

  3. Escolha uma forma de recolher leads

    uma lista de emails de pessoas interessadas no que você escreve

  4. Defina linha editorial

    como você vai se comunicar? Sobre o quê? Defina sua voz

  5. Defina comunicação visual

    escolha cores, fontes e elementos que combinam com você e com o que você escreve

  6. Defina método

    quando você vai planejar seu conteúdo? Com que frequência poderá postar? Quantas horas por semana pode se dedicar a isso?

  7. Comece agora, não espere estar tudo perfeito





Escolha uma rede social


Lembre-se que essa escolha não é aleatória. Ela precisa estar alinhada com a rede mais confortável para você. Você não vai se motivar se tiver que postar em uma rede que não gosta.


Só que essa decisão também é estratégica: onde está seu público? Num geral, o público do TikTok é mais jovem e o do Instagram mais maduro. No entanto, isso é uma generalização com diversas variáveis.


Sempre priorize uma rede em que você se sinta mais à vontade e entenda melhor. Se quiser usar mais de uma rede, não há problema algum, mas eu só recomendo para quem já tem tempo para marketing.


Tenha um site


Fico confusa com a relutância de tantos autores em montar um site próprio, quando só há benefícios para isso.


No seu site, é você quem controla o que é dito sobre você. Você tem um espaço para listar suas obras, resenhas e avaliações dos seus livros, informações sobre você e uma forma fácil e rápida de ser contatado.


No seu site, você poderá fazer postagens de blog relacionadas ao universo que você escreve. Olha só como eu atraí 37 mil visitantes ao seu site com UM POST escrito em 10 minutos.


Eu queria atrair leitores que gostam de thrillers violentos, com serial killers e personagens femininas interessantes, no mesmo estilo de uma das minhas autoras preferidas, a Karin Slaughter.


Uma pesquisa rápida no Ubersuggest me levou a descobrir que uma quantidade enorme de leitores não sabem a ordem correta dos livros da série Will Trent.


Como eu tenho essa informação, escrevi um post fácil e rápido de ler com a lista de livros. Enquanto escrevo este post, o post sobre a ordem dos livros já levou mais de 37.000 leitores para o meu site. Duvida? Tem print logo mais.


Mas como isso me ajudou?


Bom, eu coloquei um banner no final da postagem com a capa do meu lançamento e palavras rápidas tiradas de avaliações reais dele na Amazon, como "fantástico", "thriller perfeito" e outras que chamam a atenção. No banner, coloquei o link para o livro na Amazon.


Ou seja, com 10 minutos de trabalho, levei mais de 36.000 leitores de thrillers a verem a capa do meu livro novo.


Além de posts que atraem leitores a você, no seu site você pode criar um link para que seus leitores assinem sua newsletter ou se inscrevam em uma lista de mailing. Que é meu próximo ponto.


Escolha uma forma de recolher leads


Leads: endereços de e-mails ou números de telefone de pessoas interessadas no que você está oferecendo.


Vamos supor que estou lançando um livro novo, daqui a 3 meses. Eu preciso começar a fazer o marketing dele agora. Esse marketing é basicamente gerar curiosidade em relação a essa obra, para que quando ela for lançada, eu venda bastante livros.


Essa campanha será feita estrategicamente, mas basicamente envolverá:


  • Postar sobre o livro nas redes sociais, de maneira planejada

  • Fazer parcerias com influencers literários para que falem do livro

  • Ter algum espaço em que leitores possam receber novidades antes de todo mundo (eu chamo de grupo VIP)

  • Coletar leads para que, no lançamento, você tenha uma lista de disparo


Como coletar leads?


  • Você pode criar uma newsletter;

  • Criar uma landing page ou pop-up no site

  • Criar uma lista mais manual pegando leads pelos stories do Instagram


Lembre-se de oferecer algo em troca desse lead. Por exemplo:


  • "Quer ver a capa antes de todo mundo? Entre no grupo VIP"

  • "Receba minha newsletter quinzenal sobre ficção científica"

  • "Receba meu conto novo gratuitamente, é só mandar seu e-mail aqui na caixinha"


SEMPRE tenha a permissão da pessoa para mandar um e-mail para ela. Ou seja, ela tem que deliberadamente te fornecer o email.


E-mails são melhores do que WhatsApp. Muitas pessoas acham uma abordagem direta no WhatsApp, principalmente de autopromoção, uma coisa invasiva e inconveniente. Não corra esse risco.


Quando lançar o livro, mande o link para sua lista de leads. Escreva algo real, do coração, mostrando sua felicidade em compartilhar essa notícia com eles. Mande a capa do livro, a sinopse para reforçar, e escreva um texto rápido e persuasivo.


NÃO mendigue compras! "Ajude o autor nacional" ou "dê uma forcinha" fazem todo mundo perder o respeito por você. A pessoa deve comprar porque você gerou interesse na obra, não por favor ou pena.


Defina linha editorial


Linha editoria é o que você vai postar. Ou seja, quais temas você vai explorar nas suas redes sociais para atrair desconhecidos interessados no seu mundo? Como será feita a sua comunicação? Você usará um tom sério, sóbrio, professoral, debochado, cômico? Escreva alguns textos (legendas para postagens) praticando esse estilo de comunicação. Use os temas para bolar ideias para postagens.


Defina identidade visual


Quais cores, imagens e fontes combinam com seu gênero literário e sua personalidade?


Escola uma paleta com 5-7 cores, tendo um espectro de cores escuras e claras para contraste.


Exemplo:


Você é uma autora de horror, bem descolada e que fala de temas como subgêneros do horror, slashers, final girls e vampiros.




Defina método


Organize-se. Quanto menos tempo você tem, mais importante será sua organização e o gerenciamento do seu tempo.


Vamos supor que você só tenha 3 horas por semana para se dedicar ao marketing.

É isto que você fará nos próximos 3 meses:


Semana 1 (agora): 3 horas são mais do que suficientes para você:

Abrir um Google Sheets, Google Docs ou planilha do Excel

Montar seu calendário de postagens

Criar 3 posts para IG para esta semana


Semana 2:

Definir sua linha editorial

Criar 3 posts para IG para esta semana


Semana 3:

Esboçar 3 páginas do seu site: home page, biografia, livros

Já salvar as fotos que irá usar e escrever os textos (sinopses dos livros, mini biografia, introdução para a home page)

Criar 3 posts para o IG para esta semana


Semana 4:

Desenhar o site e colocá-lo no ar (são só 3 páginas)

Criar 3 posts de IG para esta semana


Semana 5:

Escolher uma paleta de cores para seu perfil do instagram, que combine com o gênero literário que você escreve e com seu estilo pessoal (sério, brincalhão, rebelde, elegante...)

Inserir as cores e fontes dessa identidade visual no Canva

Criar 3 posts de IG usando a nova ID visual


Semana 6:

Criar 10 templates no Canva usando essa ID visual. Agora, para montar seus posts, você só precisará editar esses templates. Dica: não crie templates do nada. Use os modelos já fornecidos pelo Canva.

Criar 3 posts de IG para esta semana


Semana 7:

Avaliar seu desempenho no Instagram. Quais posts tiveram mais engajamento? Quais hashtags levaram mais pessoas ao seu perfil? Usar esses dados e o Chat GPT para planejar 2 semanas de postagens.

Criar 3 posts de IG para esta semana


Semana 8:

Voltar ao seu site e aperfeiçoá-lo, deixando-o mais bonito visualmente, acrescentando links. compartilhe o seu site com entusiasmo nos seus stories, post do IG e coloque-no no seu linktree.

Criar 3 posts de IG para esta semana


Semana 9:

Criar 3 posts de IG para esta semana

Esboçar ideias para 8 posts de blog. Pense nos interesses (temas, entretenimento, dúvidas) do seu público-alvo.


Exemplo:

Você é uma autora de romances românticos

Posts de blog (que podem ser reaproveitados no Instagram):

  1. 10 livros românticos que você vai amar

  2. 5 autoras de romances que toda leitora precisa ler

  3. Os melhores protagonistas de livros românticos de todos os tempos

  4. 5 autoras nacionais de romances que você precisa conhecer

  5. Meus top 15 livros românticos

  6. 5 livros românticos sem "hot"

  7. Melhores séries baseadas em romances

  8. Top 20 filmes românticos para ver acompanhada


  • Lembre-se que as pessoas têm preguiça de ler! Seus posts devem ser facilmente escaneáveis (a pessoa corre os olhos e entende bem), com fotos e até vídeos.

  • Use palavras-chave (romance, mocinha, casal, herói, beijo...)

  • Faça links para outros posts seus (se quiser conhecer meus 5 livros românticos sem "hot" preferidos, clique aqui).


No final da postagem, coloque uma banner do seu livro com o link para ele.




Poste 1 x por mês no seu site. Você já tem material para 8 meses.


A consistência dirá ao Google que seu site é confiável e ele ranqueará cada vez mais alto. Dê uma forcinha: constantemente poste links dos posts de blog nos seus stories. Convide outras pessoas a ler. Faça postagens no feed também.


Semana 10:

Agora você já tem um site, tem postado frequentemente na sua rede social principal, tem uma longa lista de posts e um calendário para saber quando postá-los. Já tem uma identidade visual bem definida e uma linha editorial. Isso significa que sua autenticidade já está sendo notada. Agora é só continuar avaliando resultados e melhorando sua entrega.

Esta semana, cuide do que deixou passar antes: escreva dois posts de blog ou prepare mais posts para seu IG.


Semana 11:

Tá na hora de se aprofundar. Separe 2 horas para ver vídeos no YouTube sobre engajamento na sua rede social principal, sobre como escrever posts de blog atraentes e como gravar vídeos que viralizam. Estude e coloque em prática.


Semana 12:

Sabendo o que você já sabe, volte ao básico. Replaneje seu calendário, avaliando se pode postar com mais frequência, agora que suas ações estão mais automatizadas. Deixe posts prontos, faça brainstorming de ideias novas.


Comece agora


Vai levar muito tempo para você entender TUDO de marketing digital. Não espere para começar. Os resultados demoram, mas com a prática, eles virão. Com a prática, você vai achar cada vez mais divertido planejar e executar seu conteúdo.


Na parte 2, falaremos sobre funil e posts que engajam (com uma lista excelente para você adaptar).



 
 
 

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