Tem uma história legal para contar?
Entende muito da sua área e quer compartilhar seu conhecimento com o público?
Quer reforçar sua autoridade, mas não pode investir num ghostwriter?
Vou compartilhar com você o passo a passo para escrever um livro, como autora premiada, ghostwriter, editora e publisher.
Vem comigo!
Seu livro é de ficção ou não-ficção?
A primeira coisa que vamos definir é se seu livro é de ficção ou não-ficção. Neste artigo, vou focar em não-ficção, mas não se preocupe, porque em breve farei um post sobre ficção.
Como eu sei qual é meu tipo de livro?
Se o seu livro é sobre uma história real, biografia, autobiografia, técnico, empresarial, espiritual, ou sobre qualquer outro assunto como religião, nutrição, medicina, estilo de vida, meditação, mentalidade, marketing, administração etc, seu livro é de não-ficção!
Se seu livro foi uma história que você inventou, com personagens, de romance, suspense, horror, ficção científica, fantasia e outros gêneros, ele é de ficção e falaremos sobre isso no próximo post.
Os 5 passos para escrever seu livro de não ficção são:
Estruturar;
Reunir todo o conteúdo e informações;
Escrever em camadas;
Autoeditar e;
Acertar detalhes: paratextos, revisão, sinopse comercial, book proposal, designer, documentação e forma de publicação, para transformar o livro em produto.
Vamos ver como executar cada um desses passos:
Estruturar:
Aqui, você nem precisa ter muito trabalho. Vamos usar o chat gpt para ajudar? Vá até o site Chat GPT. Digite um comando como:
“Chat, quero escrever um livro sobre marketing digital, enquanto conto minha história de vida. Tive uma infância difícil, mas investi em conhecimento, estudei muito e finalmente consegui montar meu próprio infoproduto e ganhar uma renda passiva. Quero ilustrar meus altos e baixos durante a obra, mas o foco é em explicar tudo sobre marketing digital. Me dê um modelo de estrutura para esse livro, em 8 capítulos.”
O chat vai te dar uma estrutura, que você vai usar como base para o que deseja escrever.
Se a estrutura que ele deu não foi detalhada o suficiente ou ainda não é o que você quer, experimente dar mais detalhes no seu comando.
Com uma estrutura definida, você pode ir para o próximo passo.
2 – Reunir todo o conteúdo e informações
Antes de começar a escrever, vale a pena conferir se você já sabe tudo o que deseja colocar no livro. Isso envolve a pesquisa e um esboço das suas ideias. É neste passo que você deve:
Pesquisar em diversas fontes e anotar as fontes, pois serão usadas no livro e na bibliografia, assim como notas de rodapé;
Entrevistar pessoas e pegar a permissão delas, por escrito, para usar seus nomes e citações na obra;
Encontrar histórias de pessoas interessantes, como atletas, políticos, celebridades, inventores e artistas, que ilustram e reforças as ideias principais do seu livro;
Encontrar citações de pessoas relevantes para o nicho;
Anotar histórias pessoais suas para usar no livro, também para exemplificar e ilustrar seus principais argumentos;
Reunir estatísticas, dados, pesquisas e qualquer informação com base científica de fontes confiáveis para usar como suporte para suas ideias.
Dica de ouro 1:
Antes de começar a escrever, abra um arquivo de texto e coloque nele uma lista de palavras interessantes para usar no livro. Por exemplo, vamos supor que seu livro fale de tecnologia. Digite no Google, em algum Tesauro ou até no chat gpt: “palavras relacionadas a tecnologia”. Você terá uma lista enorme de palavras. Alimente esse banco de palavras com mais listas, por exemplo, “palavras fortes relacionadas a inovação”. Durante a escrita, mantenha esse documento aberto para consultar frequentemente.
Dica de ouro 2:
Leia um dos bestsellers do mesmo nicho que está escrevendo e observe:
Como o livro foi organizado e estruturado;
Como as frases começam e terminam. Tamanho dos parágrafos.
Como o livro foi diagramado (há muitos gráficos, caixinhas, ilustrações?)
Tente usar o mesmo formato, mas lembre-se de imprimir na escrita seu estilo próprio, assim como suas próprias experiências e histórias.
Agora, você está pronto para escrever!
3- Escreva em camadas.
O que trava muitas pessoas escrevendo um livro é achar que o que você está escrevendo precisa estar imediatamente completo, coeso e elegante. Não é assim que funciona.
Aprenda que a escrita é um processo cíclico e que você terá mais chances de terminar a obra e ter um bom resultado se escrever em camadas. A boa notícia é que são só duas camadas:
1- Primeira camada:
Cole sua estrutura no arquivo em branco.
Comece a desenvolver cada item/capítulo/subcapítulo, escrevendo livremente, como se estivesse fazendo uma palestra ou explicando cada conceito e ideia para um amigo. Não se preocupe agora com mais nada, além de colocar a IDEIA no papel.
Ao final, você terá um rascunho do livro completo.
Aí vem a segunda camada:
2- Rechear o texto
Agora que as ideias estão no livro, você vai começar a rechear essas ideias. É aqui que entra sua pesquisa, as estatísticas, citações, exemplos e anedotas. Em cada subcapítulo, você vai enxergar oportunidades de inserir uma mistura de informações que reforçam cada ideia. Lembre-se de fazer uma mescla de:
Histórias pessoais;
Referências históricas e mitológicas, quando cabível;
Estatísticas;
Citações de famosos;
Citações de experts no seu campo;
Resultados contextualizados de pesquisas científicas;
Referências de filmes e livros.
Agora, você já tem o first draft, ou seja, o primeiro copião do seu livro. O mais difícil já foi feito. Agora você precisa editar:
4- Autoedição
Nesta etapa, você vai ler seu livro com cautela.
Vai reescrever trechos ruins, talvez mudar alguns trechos de lugar, refinar a divisão de subcapítulos e capítulos, achar nomes mais legais para cada seção, eliminar palavras repetidas e redundâncias, incluir algumas frases de efeito, substituir palavras por outras, mais exatas ou elegantes, se for o caso, ficar de olho para ver se as ideias estão coesas, bem organizadas, bem explicadas, incluir algumas perguntas para o leitor para fazê-lo refletir, incluir um resumo do capítulo no final de cada capítulo, se for necessário, checar suas fontes etc.
5- Acertar detalhes
A última fase é mandar seu livro para um revisor profissional. Não importa o quanto seu português seja bom ou se usou uma ferramenta gratuita para revisar, é imprescindível que seu livro seja revisado por um bom revisor profissional (não vale seu sobrinho que está no segundo ano de Letras). O revisor cobra por laudas (2.100 caracteres com espaços), geralmente entre 3 e 6 reais a lauda.
Se tiver dinheiro sobrando: vale a pena mandar o livro para uma leitura crítica ANTES de mandar para o revisor. Apenas certifique-se que se trata de um BOM leitor crítico, renomado no mercado.
Você vai precisar de outros profissionais: designer gráfico, por exemplo.
Reunir paratextos:
Escrever uma sinopse comercial, curta e direta, que ajudará a vender o livro;
Escolher um trecho do livro que ficará na orelha dele, caso seja impresso;
Escrever uma breve biografia sua e selecionar uma foto, para a segunda orelha;
Escrever um book proposal caso deseje enviar o livro para editora ou agente (use o chat gpt para te ajudar);
Pedir para alguém relevante ler o livro e escrever um blurb (frase elogiando o livro, que pode ser usada na capa, contracapa e divulgação)
Documentação:
Vai precisar tirar o ISBN e c ficha catalográfica do livro, o que você pode fazer facilmente no site da CBL, e o ideal é que faça o registro dos direitos autorais da obra, que também pode fazer no site da CBL. Se deseja ter um livro impresso, use o mesmo site para pedir um código de barras da obra. Existem outros sites? SIM, mas o objetivo deste artigo é simplificar a vida do autor, portanto não vou entrar nas alternativas hoje.
Agora, você está pronto para publicar. Existem mil maneiras de publicar um livro, que vou abordar num próximo post. Basicamente, elas caem em duas categorias:
A autopublicação
A publicação tradicional
Para cada categoria, há diversas maneiras de publicar:
Autopublicação:
Por conta própria, livro físico, contratando uma gráfica;
Pela Amazon ou outra plataforma de livros digitais;
Financiamento coletivo;
Contratação de uma editora prestadora de serviços.
Publicação tradicional:
Enviando o original direto para uma editora tradicional;
Com a ajuda de um agente literário;
Por meio de editais e concursos literários.
Espero que você tenha uma noção mais clara agora de como escrever um livro de não-ficção. Fique de olho nos próximos posts para se aprofundar nestes tópicos e não se esqueça de mandar seus comentários e ser educado e gentil. A gente se vê no próximo.
Sucesso com seu livro!
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