Este post não vai ter uma longa introdução, afinal, sabemos por que você está aqui e o que precisa. Então vamos lá:
Amostras em e-books alheios: Sabe aquele amigo que vai publicar um conto ou romance em e-book? Converse sobre a possibilidade de incluir como bônus, no final do arquivo, um conto seu ou uma amostra do seu próximo romance. Lembre-se de escolher um amigo que escreve o mesmo gênero que você e retribua o favor.
Use perguntas: Perguntas são a melhor forma de garantir envolvimento. Naquele seu próximo post, aquele que você está fazendo por pura obrigação de postar alguma coisa, que tal começar um diálogo com o leitor? Pense numa questão chave da sua história. “Maria encontrou um osso humano no quintal de sua casa e desconfia que o assassino é seu marido. O que você faria?” e quando seus leitores começarem a responder, mantenha o diálogo com eles.
Estética: invista um pouco do seu tempo em tutoriais gratuitos de como fazer posts mais bonitos e com maior apelo estético. Isso pode parecer bobagem ou óbvio, mas é imensa a quantidade de imagens feias circulando em plataformas altamente visuais como o Instagram. Seu post é uma oportunidade e será sempre associado à sua pessoa – capriche.
Não seja mega apelativo. Um post numa rede social não precisa mostrar uma criança espancada ou uma mulher nua para chamar atenção. Muitas vezes, agredimos as pessoas ao poluir demais nossa comunicação visual. Mesmo se sua obra for de crime ou horror, você pode ser elegante na estética.
Inicie um diálogo usando múltipla escolha. Essa dica é parecida com “use perguntas”, mas vai além. Descubra as preferências do seu leitor para planejar melhor sua comunicação com ele, mas direcione suas respostas com múltipla escolha. Um post pode perguntar “Qual é o seu subgênero preferido do horror?” e incluir as respostas para que eles escolham, por exemplo, a- slasher b- cósmico c- gótico ou d-gore. Assim, você envolve o leitor no post e ainda descobre suas preferências.
Use seu e-mail. O e-mail ainda é uma das melhores formas de divulgação, mas lembre-se que você precisa da permissão das pessoas para enviar e-mails a elas. Crie uma newsletter (mesmo se ela começar pequena, mantenha-a; ela é um diálogo com seu público) e mantenha uma proporção de 80% conteúdo de interesse do seu público e 20% conteúdo sobre você.
Fale dos seus personagens. Além de divulgar a sinopse do seu livro, dedique alguns posts para falar dos personagens – sua backstory, motivações, personalidade, manias. Em vez de usar fotos de atores, que podem ser associados a diversos papéis e emoções, use imagens de objetos, comidas, roupas, animais que têm a ver com o personagem. De preferência, poste junto com a apresentação e a imagem um trecho do livro que ilustra bem quem ele é.
Quizzes. É rápido e fácil fazer um quiz online sobre seus livros e personagens, ou até sobre seu gênero literário favorito ou autor preferido. Todo mundo gosta de quizzes e você garante envolvimento com seu público de uma forma divertida. Tente o Quizur, mas cuidado - o site não permite que os testes sejam editados ou apagados depois da publicação.
Bastidores divertidos: mostre você fazendo pesquisa para seu livro. Pode ser uma imagem sua num curso ou entrevistando alguém. Pode ser você praticando um esporte relacionado ao livro ou aprendendo um hobby praticado por um personagem – isso mostra sua dedicação e sua personalidade.
Ensine algo que você aprendeu para um livro. Para divulgar Um Martini com o Diabo eu postei diversos vídeos ensinando a fazer tipos diferentes de martinis, aproveitando para comentar qual era o tipo preferido de cada personagem. Pode ser uma receita que aparece num livro, algum fato interessante sobre algum lugar... use sua imaginação.
Faça um ensaio caseiro vestido como seus personagens. Que tal um “photo shoot” caseiro, mas criativo, inspirado em personagens? Se você tem uma personalidade divertida, é garantia de envolvimento e visualizações, além de uma boa oportunidade para falar sobre seus personagens e a história do seu livro.
Trivia. Faça posts de “informações inúteis” sobre personagens, processo de escrita, viagem que serviu como inspiração etc... se for em formato carrossel, melhor ainda. Por exemplo: “8 Fatos engraçados sobre minha viagem a Las Vegas”, “As 5 coisas mais bizarras que eu fiz durante a escrita de _____” ou “As bebidas preferidas de cada personagem de ____”.
Comparações com coisas conhecidas. Resgatar a cultura popular do seu público alvo é uma boa forma de engajá-los emocionalmente e derrubar barreiras. Você pode, por exemplo, fazer um post de diversas imagens, comparando seus personagens a personagens de desenhos animados, ou comparando seus livros a bebidas alcoólicas. Vale uma apresentação divertida e uma pergunta na legenda, para convidar comentários, ex: “Vocês concordam?"
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