top of page

Perfil da autora: Fabiana Ferraz


“Com onze anos de idade, ganhei uma cama cor de rosa. Era a primeira vez que tinha algo grande e novo que era só meu, e que não precisava dividir com meus irmãos. Lembro-me de quando ela foi montada no canto da sala, porque a nossa casa possuía apenas três cômodos e era impossível que tivéssemos quartos. Foi ali, naquele canto, que li pela primeira vez “A Bolsa Amarela”, da Lygia Bojunga. A história da menina que guardava todas as vontades dentro de uma bolsa era muito parecida com a minha história, desde a família com dificuldades financeiras até broncas que eu levava por ser petulante. Era como se a autora pudesse ouvir cada palavra, cada pensamento meu, mesmo sem estar ali. Foi então que percebi: a escrita podia ser mágica.”



Fabiana Ferraz foi criada entre livros espalhados pela pequena casa na periferia de Osasco. Os vizinhos acreditavam que era uma verdadeira excentricidade, mas seu pai tratava de aumentar a coleção sempre que visitava sebos e bancas de jornal no caminho do trabalho. Desde então Fabiana, que já era fascinada por histórias, começou a se imaginar como escritora, sendo ela mesma capaz de criar a própria mágica, mas a necessidade de trabalhar com algo que lhe oferecesse um retorno financeiro rápido fez com que deixasse aquele sonho de lado. No entanto, assim como no livro da Lygia Bojunga, aquela vontade nunca fora embora de verdade.


Mudou-se para Sorocaba, no interior de São Paulo e, por conta de algumas complicações demorou para conseguir concluir a faculdade de Relações Públicas. Demorou tanto que, após a formatura, dizia que nada do que foi aprendido fazia sentido, ao menos não para ela. Voltou-se para o empreendedorismo social, abriu o próprio negócio, mas aprendeu rápido que administrar uma microempresa é mais difícil do que realmente parece.


Sem a microempresa, afastada do mercado de trabalho e distante dos antigos contatos profissionais, precisou se reinventar e isso fez com que suas antigas vontades retornassem. Não era segredo que Fabiana se via como uma inconformista e que já não se encaixava dentro do mercado formal. Com apoio do marido, resolveu dar vazão à sua necessidade de escrever, mas não sem antes tatear o universo literário. Participou de cursos e oficinas sobre escrita criativa e revisão de texto até sentir-se confiante para submeter seus textos.


O primeiro “sim” veio pelo edital da Editora Lendari com o livro “Se Eu Morresse Amanhã”, que será lançado em breve e tem personagens que são levados por uma trama cheia de segredos que passeia pela década de ouro do Rio de Janeiro, revelando o mundo o que havia por trás das famosas boates cariocas nos anos 50, com uma ambientação noir bem carregada entre as névoas de cigarro.


Na sequência emplacou o conto “A Natureza das Minhas Intenções”, na antologia “Vilãs”, pela Corvus Indie: uma fantasia sombria que faz uma releitura da história da Madrasta Má da Branca de Neve. Pela mesma editora lançou o conto vencedor do concurso Projeto Gênesis, “A Mulher e o Vento”. É um texto experimental que flerta com realismo mágico e o terror. Seu último trabalho lançado de forma totalmente independente é o conto “O Último Romântico”, que trata-se de uma quase subversão dos contos românticos que se desenrolam em meio ao mundo do crime em uma cidade sem nome, cujas noites são tomadas por viciados, profissionais do sexo e matadores.


Uma das principais características do seu trabalho são os longos diálogos internos, a falta de diferenciação entre o real e o onírico, a solidão e as máscaras que usamos perante a sociedade.

Entre o período de desenvolvimento das suas publicações, ajudou a criar o “Clube de Escrita Sorocaba”, uma iniciativa gratuita que visa reunir pessoas interessadas em escrever para conversar e trocar ideias sobre futuros projetos, o que lhe rendeu uma entrevista que foi veiculada no podcast “Sorocabanas que Inspiram”.


Perfil da Autora

Instagram: @fabiferrazautora

Twitter: @fferrazautora

Newsletter: https://tinyletter.com/Fabi_Ferraz

Links na Amazon:

Antologia Vilãs: https://amz.run/3GEQ

A Mulher e o Vento: https://amz.run/3GEO

O Último Romântico: https://amz.run/3GEP

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page